domingo, 17 de abril de 2011

A mentira que os homens contam


As mentiras que os homens contam
Autor Luis Fernando Veríssimo
Editora: Objetiva
Ano: 2001
Quem nunca contou uma mentirinha mesmo que seja aquela social, do tipo - Fiquei bem com este cabelo? – Ah, sim, claro. Até porque se você realmente fosse sincero seria um grande mal educado.   - Minha nossa! Quem fez isto com o seu cabelo está parecendo uma vassoura. Isto certamente causaria uma porção de problemas e aborrecimentos. E foi brincando com as necessidades sociais que Luiz Fernando Veríssimo escreveu o divertidíssimo As mentiras que os homens contam.
Abordando coisas do cotidiano ele descreve como foram concebidas as mentiras no mundo, sempre com a mais nobre de todas as intenções é claro, proteger as mulheres. Certamente esta convicção é um tanto quanto duvidosa, mas mesmo assim vale à pena a espiada.
“Começa na infância , quando a gente diz para a mãe que está sentindo uma coisa estranha, bem aqui, e não pode ir aula sob pena de morrer no caminho...
Assim, lhe dá vamos a alegria de se preocupar conosco, que é a coisa que a mãe mais gosta, e a poupávamos de descobrir a nossa falta de caráter. Melhor um doente do que um vagabundo.”   
A cada conto uma nova situação e uma nova mentira, às vezes salvadora, outra ora uma bola de neve, daquelas que vai tomando uma proporção tão grande que era melhor ter ficado de boca fechada. Independente do desfecho feliz ou trágico Luis Fernando Verissimo é único. Sendo capaz de encontrar humor onde muitos duvidariam.
E você confessa só para gente, já contou uma mentirinha? Ou então qual a mentira mais cabeluda que ouviu?
Alice E.

Nenhum comentário:

Postar um comentário