segunda-feira, 21 de março de 2011

Água viva

Água Viva
Clarice Lispector
Editora: Rocco
Número de páginas: 88

Água Viva foi um projeto literário publicado em 1973. Seu texto ficcional em forma de monólogo traz características de um "romance sem romance". Clarice Lispector se confunde com a personagem, um "eu", declinado no feminino que expõe suas ânsias e procuras, a confissão e sedução, reflete sobre o tempo, a vida e a morte, sonhos e visões. Tudo é revelado através do olhar dessa pintora-narrada, que cai em estado de graça em plena madrugada. Quase três décadas após seu lançamento, Clarice consegue transpor a temporalidade da vida.

"O presente é o instante em que a roda do automóvel em alta velocidade toca minimamente o chão. E a parte da roda que ainda não tocou, tocará num imediato que absorve o instante presente e torna-o passado.”

" Escrever é o modo de quem tem a palavra como isca: a palavra pescando o que não é palavra. Quando essa não-palavra - a entrelinha - morde a isca, alguma coisa se escreveu."

"Sei o que estou fazendo aqui: estou improvisando. Mas que mal tem isto? Improviso como no jazz improvisam música, jazz em fúria, improviso diante da plateia."

Então, eu digo mais que a mim, improvisem, já que não nos é permitido ler o roteiro da vida!
 
Alice P.

Nenhum comentário:

Postar um comentário