segunda-feira, 14 de março de 2011

Alice no país das maravilhas


Quem nunca ouviu falar na história desta curiosa menina, que ao depara-se com um coelho vestindo um colete com bolso, ainda mais tirando um relógio dentro dele; decide segui-lo toca adentro e se depara com um mundo cheio de fantasias e desafios?
Com o nome original de Alice's Adventures in Wonderland, este livro publicado em 1985 foi escrito por um professor de matemática, o inglês Charles Lutwidge Dodgson, sob o pseudónimo de Lewis Carroll. Esta obra encantou gerações e ganhou várias adaptações para o cinema e televisão. As aventuras de Alice se estenderam aos dias de hoje e seu filme ganhou uma nova roupagem, com a direção de Tim Burton, com uma Alice já adolescente que volta ao país das maravilhas que já  havia sido esquecido aos longos dos anos enquanto crescia.
Este trouxe de volta a febre de Alice no país das maravilhas, trazendo novamente à tona a história original do livro encantando novamente as crianças e aquecendo velhas recordações de outras já crescidas.
Acredito que a história consegue mesclar o real com o surreal com sutileza, fazendo com que dilemas infantis sejam abordados de forma lúdica e original.
 “A senhora me desculpe, mas no momento não tenho muita certeza. 
Quer dizer, eu sei quem eu era quando acordei hoje de manhã, mas já 
mudei uma porção de vezes desde que isso aconteceu. (…) Receio 
que não possa me explicar, Dona Lagarta, porque é justamente aí que 
está o problema. Posso explicar uma porção de coisas, mas não posso
 explicar a mim mesma”
Neste mundo onde a ilógica reina e os personagens parecem ter saído de um sonho, é difícil você não entrar em contato com seu lado infantil e lembrar-se de gostos e sabores de ser criança.
E por falar nisto um personagem do livro que acho encantador é o senhor coelho, quando criança eu tive dois, e os achava literalmente fofos.
E você, já leu Alice no país das maravilhas? Qual seu personagem preferido?
Alice C.


Nenhum comentário:

Postar um comentário